Uma das atividades mais propostas nas escolas pelos professores de ciências são as maquetes do Sistema Solar, afinal, é muito importante que tenhamos noção de como nosso planeta funciona e qual a interação dele no nosso sistema.
Uma maquete é quando reproduzimos algo em uma escala menor, seja um prédio, um objeto, o seu próprio quarto ou a cozinha da sua casa. Serve para representar essa estrutura sem que tenha que se olhar ela ao toda.
Há diversas maneiras de se fazer uma maquete do sistema solar e esse é o tema do texto de hoje. Explicaremos o que é o sistema solar e apresentaremos ideias para fazer uma maquete e, ainda de quebra, se divertir.
O Sistema Solar
Quando olhamos para o céu durante o dia, podemos facilmente saber que o Sol está presente. Ele é uma das peças mais importantes do nosso dia-a-dia e responsável pela sobrevivência humana: sem ele, a vida na Terra não seria nada parecida com o que é hoje.
O Sol é a estrela central do assunto desse texto: o Sistema Solar, sendo gigantesco se comparado aos outros componentes, ocupando 99,86% da massa total.
Isso significa que ele tem um volume 1.300.000 vezes maior que o Planeta Terra (que como já sabemos, é bem grande).
Todos os outros corpos celestes que fazem parte do seu campo gravitacional formam o Sistema Solar.
Depois do Sol, temos os outros corpos celestes que formam, juntos, a segunda maior massa do Sistema Solar: os planetas.
São oito deles: quatro mais perto do Sol, chamados de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, os planetas telúricos ou rochosos. E outros mais afastados, chamados de gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Além dos grandes planetas, temos planetas anões e vários outros corpos menores espalhados por toda a extensão do Sistema Solar.
De acordo com a mais famosa e mais aceita teoria, esse sistema surgiu através de uma nuvem molecular que sofreu uma perturbação gravitacional e formou uma estrela bem no centro.
Todos os componentes do Sistema Solar descrevem órbitas quase elípticas ao redor da estrela central, o Sol. Todos eles interagem através da força gravitacional.
Ele foi alvo de estudos desde a antiguidade, mas até 500 anos atrás a humanidade acreditava que a Terra era o centro do universo e que todos, até o Sol, giravam em torno de nós.
Aceitar esse fato nos possibilitou ter uma compreensão muito melhor de como funciona o universo e foi um grande avanço para a astronomia e a ciência no geral.
Planetas do Sistema Solar
Oito planetas constituem nosso Sistema Solar. São eles, em ordem de sua proximidade com o Sol:
- Mercúrio
- Vênus
- Terra
- Marte
- Júpiter
- Saturno
- Urano
- Netuno
Como fazer uma maquete do Sistema Solar passo a passo
- Você vai precisar de bolas de tamanhos diferentes para representar cada planeta, sendo seis tamanhos diferentes e oito bolas de isopor.
- A maior será o Sol, a segunda maior será Júpiter e Saturno, a terceira será Urano e Netuno, a quarta Vênus e a Terra, a quinta Marte e a sexta e menor delas será Mercúrio.
- Pinte o Sol de amarelo-alaranjado, Mercúrio de cinza, Vênus de amarelo-claro, azul com verde para a Terra, Marte de vermelho, laranja com detalhes brancos para Júpiter, azul claro para Urano e azul escuro para Netuno.
- Para Saturno, faça um anel de papelão para colocar ao redor da bola de isopor.
- Veja imagens na internet para adicionar mais detalhes, caso queira deixar o trabalho mais elaborado.
- Corte varas de aproximadamente 30 centímetros para espetar os planetas na bola de isopor maior: o Sol. Para demonstrar que os planetas estão a distâncias diferentes do Sol, corte as varas com os seguintes tamanhos: 5,5 cm para Mercúrio, 10 cm para Vênus, 12,5 cm para a Terra, 15 cm para Marte, 18 cm para Júpiter, 20,5 cem para Saturno, 25,5 cm para Urano e, para finalizar, 29 cm para Netuno.
Ideias de Maquete do Sistema Solar com Isopor
Existem algumas maneiras de incrementar a ideia da maquete feita com isopor, como por exemplo utilizar massinha. Elas têm uma cor bem vibrante e são fáceis de manipular para fazer detalhes, como a parte verde do planeta Terra ou os detalhes brancos de Júpiter.
Além disso, é possível utilizar um papel cartão preto para servir de fundo para seus planetas feitos com isopor. Dá para utilizar glitter, papel laminado ou canetinha para fazer as estrelas e deixar ainda mais bonito.
Também é possível substituir o isopor por outros materiais, como papel machê ou argila.
Foto: Blog do Colégio Domitiliano
Dicas para criar uma maquete do Sistema Solar com caixa de papelão
É possível montar a maquete de isopor apresentada no passo-a-passo de outras formas. Algumas ideias incluem:
- Pegue uma caixa de papelão e pinte o interior dela de preto. Você também pode encapar com um papel da mesma cor. Após isso, pinte algumas estrelas com tinta branca na parte preta e pendure os planetas na caixa com barbante ou arame, usando um dos lados dela.
- Se ao invés de pendurar com barbante ou arame você preferir utilizar cola quente, é possível apenas grudar as bolas de isopor que representam o planeta na parte preta da caixa.
Pronto: agora você já tem um cenário para seus planetas, ótimo para o caso do seu trabalho ter que ficar exposto em algum lugar, além de deixar mais fácil de realizar o transporte.
Maquete do Sistema Solar que gira
Quer deixar seu trabalho ainda mais legal e diferente do que o da maioria? Apresente uma maquete que represente a órbita que os planetas fazem ao redor do Sol, fazendo com que ela gire.
Você precisará de uma plataforma que gire com um meio disponível para colocar algo que não gira, como um toca-discos, por exemplo. Utilize cola e estruturas como cavilhas e palitos para fixar as bolas de isopor na plataforma que gire e o Sol no centro, para que ele não gire.
Ao ligá-lo, será possível ver as bolas de isopor girando ao redor do Sol, representando como funciona o nosso Sistema Solar.
Veja nesse vídeo um modelo de maquete do sistema solar giratória:
Modelos de maquete do sistema Solar
Veja abaixo mais alguns modelos de maquete do sistema solar:
Espero que tenham gostado de nossa matéria e faça sua maquete com grande facilidade, até a próxima!