Quantos animais com a letra D você conhece? Trouxemos as características e curiosidades sobre cada um deles. Além disso, fizemos também uma lista de animais que começam com D na língua inglesa e no final um bônus sobre a origem da letra D.
Acompanhe e conheça animais simplesmente incríveis, cheios de beleza e curiosidades.
Animal com D
Existem muitos animais com d na língua portuguesa. Todos animais lindos, incríveis e extremamente curiosos. Felizmente a maioria ainda está entre nós, embora alguns estejam em risco de extinção e outros já tenham sido extintos.
Dromedário
O dromedário é um animal pertencente à família dos camelos e em função da semelhança entre ambos, o dromedário também é conhecido como camelo árabe. Eles são bem parecidos, na verdade uma das poucas coisas que os diferenciam é a corcova, que no caso do dromedário é apenas uma e no camelo duas.
É um animal bem adaptado a ambientes áridos, de muito calor, pouca água e baixa umidade. É um dos poucos seres vivos que consegue sobreviver em regiões desérticas.
Curiosidades:
- O som emitido pelo dromedário é chamado de blaterar.
- Um conjunto de dromedários é chamado de cáfila.
- Muitos povos nômades que vivem em regiões desérticas dependem muito desses animais. Eles aproveitam de tudo do dromedário: força de carga, leite, carne e até mesmo a pele para fazer roupas.
Doninha
A doninha é um animal pequeno pertencente à família dos mustelídeos. Seu corpo é delgado e alongado, as patas são curtas com garras não retráteis, sua cabeça é pequena com focinho proeminente e orelhas também pequenas.
Curiosidades:
- A doninha é um bicho muito rápido e quando persegue suas presas consegue entrar em buracos de apenas 3-4 cm.
- Além de se alimentar das presas, a doninha também utiliza a toca delas como abrigo e aproveita até mesmo a pele para construir seus covis e dar mais proteção aos filhotes.
Dourado
O dourado é um peixe natural dos rios do Brasil e de outros países da América do Sul. Todo ano esse peixe atrai milhares de pescadores ao Pantanal e a província de Corriente, na Argentina.
É um animal de cor dourada e enorme para os padrões de um peixe.
Curiosidades:
- “Rei”: não existe uma explicação científica para esse apelido, mas acredita-se que ele venha da posição desse peixe na cadeia alimentar, onde ele ocupa o topo.
- Os dourados são peixes muito agressivos e chegam a praticar o canibalismo, principalmente os menores.
- As fêmeas são muito maiores que os machos, chegando a atingir mais de 12 Kg. Os machos não passam de 8 Kg.
Dingo
O dingo, assim como o cão, é uma subespécie do lobo, mas diferentemente do melhor amigo do homem, ele é um animal selvagem não domesticado e só é encontrado na Austrália e no sudeste asiático.
Curiosidades
- A qualidade genética dos dingos está sendo gradualmente comprometida. Isso porque o animal se acasala com cães domésticos, o que acaba gerando híbridos da espécie.
- Apesar de serem selvagens e não ser da mesma espécie do cachorro, esse animal possui diversos maneirismos de cão, tal como dar prioridade ao cheiro e até no modo de reconhecimento de outros dingos, locais, etc…
- A matilha de dingos é governada por um par alfa, que normalmente são os únicos que têm a sobrevivência das crias asseguradas.
Dodô
O Dodô, infelizmente, já não existe mais. Essa ave foi extinta pelas mãos humanas em meados do século XVII.
Nativo das Ilhas Maurício, o Dodô sofreu com as grandes navegações de 1500. Época em que a ilha foi invadida por colonos trazendo diversos animais como porcos, ratos e macacos, que, junto com a caça, foram os responsáveis pela extinção da espécie.
Parentes dos pombos, essa ave tinha um corpo grande e não podia voar por conta das suas asas que eram atrofiadas.
Curiosidades:
- Os Dodôs eram aves grandes e desengonçadas. Chegavam a medir um metro de altura e pesar de 10 a 18 quilos.
- Especula-se que a origem de seu nome está na palavra holandesa “doodor”, que significa preguiçoso. Também é possível que tenha derivado do português “doudo” que significava doido na época em que o Dodô existia.
Além deste, trouxemos também uma lista com diversos outros animais com d. Vale a pena parar um pouco a leitura para saber um pouquinho mais sobre cada um.
- dançador ou dançarino (ave);
- degolado (ave);
- diabo-da-tasmânia ou demônio-da-tasmânia (marsupial);
- diabo-espinhoso (lagarto);
- diabo-marinho (peixe);
- dragão-de-komodo (lagarto);
- dragão ou dragão-do-banhado (ave);
- dragão ou dragão-voador (lagarto);
- dragão-do-brejo (ave);
- dragão (peixe);
- dugongo ou dugão (mamífero aquático);
- diablotim (ave);
- degu (roedor);
- dik-dik (antílope);
- drongo (ave);
- dom-fafe (ave);
- diamante-de-gould (ave);
- diuca (ave);
- dojô (peixe).
- dinossauro;
- damão;
Animais em inglês com a letra d
- Dark-eyed junco
- Deer
- Degu
- Dik-Dik
- Dhole
- Dingo
- Deeper
- Dog
- Dolphin
- Dormouse
- Donkey
- Dott
- Dotterel
- Dragonfly
- Dove
- Drill
- Dugong
- Duck
- Duiker
- Duinker
Curiosidades sobre a letra d
Além de conhecermos os animais com d, que tal aprendermos também sobre a letra D?
A origem
A letra D teve origem na escrita hierática egípcia. Dos egípcios, essa letra passou a ser usada também pelos fenícios que a chamaram daleth, que significa porta. Mais tarde, a letra D também foi adotada pelos gregos, que lhe deram o nome de Delta (Δ) e a forma de um triângulo.
O famoso símbolo usado na matemática para resolver equações do segundo grau. Os responsáveis pela letra D como conhecemos hoje foram os etruscos e romanos, que também empregaram o delta e o deram a forma que é conhecida.
Abaixo, diversas outras curiosidades como essa. Acompanhe!
O D já significou mão
O ancestral mais antigo da letra D que se conhece era usado na escrita egípcia e significava mão. Curioso, não é? É interessante ver como as coisas evoluem com o tempo, adquirindo formas, ideias e significados totalmente diferentes do que tinha em sua origem.
D também é usado para representa a nota musical Ré
Em algumas línguas como o inglês e o alemão, a letra D é usada para representar a nota musical Ré.
O D equivale a 500 na numeração romana
Dessa você deve se lembrar.