As cores são bastante presentes em nossa vida, para qualquer lado que olhamos encontramos diversas cores, cores que combinam nos mais diversos tons. A lista de cores existentes é gigante, são vários diferentes tons.
Mas o que é de fato a cor? As cores nada mais são do que luz. Vamos exemplificar, é óbvio que em um ambiente escuro nós não vemos nada, mas a partir do momento em que houver uma luz no ambiente, as cores começam a se formar.
A cor é moldada a partir da quantidade de luz que ela recebe, a luz nesse caso é a cor branca. Aliás, as cores são subjetivas, isso porque as cores são geradas no cérebro, e não no olho.
Portanto, cada pessoa pode enxergar cores diferentes.
O estudo das cores
Até alguns séculos atrás, a cores eram um mistério para as pessoas, ninguém sabia ao certo o que elas eram. Estudiosos, artistas e todas as pessoas no geral convivam com as cores, mas sem compreender sua origem.
Por exemplo, ao ver um arco-íris no céu, as pessoas não conseguiam explicar, elas acreditavam que o fenômeno era algo espectral, ou sobrenatural, como uma aparição de algum ser divino.
Até que no século XVII, um homem descobriu a origem das cores. Sir Isaac Newton foi quem conseguiu desvendar o sentido desse fenômeno visual.
As pessoas pensavam até então que o branco era uma cor pura, acreditavam até que ele era a ausência de cores, porém o cientista britânico provou o contrário. Na verdade o branco é a cor máxima, a junção de todos os tons, ele é basicamente, a própria luz.
Para que pudéssemos conhecer a lista de cores, Newton fez aquele famoso experimento, onde alojou um fio de luz branca em direção a um prisma, vendo que o “arco-íris” havia saído do outro lado.
Para ter certeza, Isaac ainda direcionou a mesma luz para três outros prismas em sequência, o arco-íris adentrou o outro prisma e saiu em forma de luz branca, a luz adentrou o seguinte e saiu com as cores separadas.
Sendo assim, a teoria estava confirmada. O branco na verdade é a união de todas as principais cores (Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Roxo).
Ao fazer esse experimento, Newton também percebeu que a visão que nós temos das cores é falsa. As cores que vemos são ondas eletromagnéticas, assim como o Raio X, as ondas de rádio e similares.
Acontece que as cores estão em uma pequena parte do espectro visível, ou seja, diferente das outras, essas ondas luminosas são visíveis aos nossos olhos. Sendo assim, a frequência de luz enviada é absorvida pelo objeto, e a parte que não é absorvida, é refletida.
Então a cor que enxergamos é apenas uma parte da luz que não for absorvida, ou seja, a cor que vemos é a frequência da luz que não foi absorvida, em outras palavras, a cor de um abjeto é a única cor que ele de fato NÃO TEM.
Lista de Cores
As cores básicas são aquelas que formam o arco-íris, a união delas forma todas as outras cores que existem. A lista de cores básicas é:
- Vermelho
- Laranja
- Amarelo
- Verde
- Azul
- Anil (Azul Escuro)
- Roxo
Tipos de cores
As cores são divididas em três tipos: As cores primárias, cores secundárias e cores terciárias. Vamos aprender um pouco sobre cada.
As cores primárias são aquelas ditas cores puras, elas não podem ser divididas em outras. Leonardo da Vinci fez um profundo estudo sobre o assunto e definiu que as cores primárias são: Azul, Vermelho e Amarelo (RYB), porém, hoje em dia se sabe que esse conceito é incorreto.
O melhor modo de misturar as cores é através do Vermelho, Verde e Azul (RGB), portando, essas são as cores primárias corretas. A união das três forma o branco.
As cores secundárias são formadas através da união de duas cores primárias, e as terciárias surgem da mistura de uma primária e uma secundária.
Alfabeto de cores
A partir dessas cores básicas que todos nós conhecemos, é possível formar centenas de cores e tons diferentes, vejamos a lista de algumas dessas cores.
Lista de cores principais:
- Magenta
- Malva
- Marfim
- Marrom
- Mostarda
- Negro
- Ocre
- Oliva
- Ouro
- Pêssego
- Prata
- Preto
- Púrpura
- Rosa
- Roxo
- Rubro
- Salmão
- Sépia
- Terracota
- Tijolo
- Turquesa
- Uva
- Verde
- Vermelho
- Vinho
- Violeta
- Abóbora
- Açafrão
- Amarelo
- Âmbar
- Ameixa
- Amêndoa
- Ametista
- Anil
- Azul
- Bege
- Bordô
- Branco
- Bronze
- Cáqui
- Caramelo
- Carmesim
- Carmim
- Castanho
- Cereja
- Chocolate
- Ciano
- Cinza
- Cinzento
- Cobre
- Coral
- Creme
- Damasco
- Dourado
- Escarlate
- Esmeralda
- Ferrugem
- Fúcsia
- Gelo
- Grená
- Gris
- Índigo
- Jade
- Jambo
- Laranja
- Lavanda
- Lilás
- Limão
- Loiro
Existem também as diversas tonalidades das cores principais, para se fazer um tom diferente, basta regular a quantidade de Branco e Preto adicionado na cor.
Por exemplo, podemos pegar o Verde. Quanto mais tinta branca adicionamos, mais claro ficará o tom de verde. O mesmo com o preto, quando mais tinta preta, mais escuro fica o tom do verde.
O nome dessas novas cores também sofreu algumas alterações, a maior parte é por lembrar o tom de algo específico, como o verde-abacate.
Confira a lista de cores de diferentes tons como exemplo:
- Rosa-bebê
- Rosa-choque
- Verde-abacate
- Verde-água
- Verde-alface
- Verde-amarelo
- Verde-azul
- Verde-bandeira
- Verde-bronze
- Verde-cinza
- Verde-esmeralda
- Verde-garrafa
- Verde-mar
- Verde-militar
- Verde-musgo
- Verde-oliva
- Vermelho-alaranjado
- Vermelho-cereja
- Vermelho-púrpura
- Vermelho-tostado
- Amarelo-avermelhado
- Amarelo-canário
- Amarelo-cinzento
- Amarelo-enxofre
- Amarelo-esverdeado
- Amarelo-fosco
- Amarelo-gualdo
- Amarelo-limão
- Amarelo-ocre
- Amarelo-ouro
- Amarelo-palha
- Amarelo-torrado
- Azul-ardósia
- Azul-celeste
- Azul-cobalto
- Azul-ferrete
- Azul-marinho
- Azul-pavão
- Azul-petróleo
- Azul-piscina
- Azul-turquesa
- Azul-violeta
- Branco-sujo
- Castanho-avermelhado
- Cinza-ardósia
- Cinzento-azulado
- Cinzento-pérola
Cores quentes e cores frias
Ainda existe o conceito de cores quentes e cores frias, essa teoria feita por um psicólogo alemão afirma que os diferentes tipos de cores nos trazem diferentes sensações.
Segundo ele, as cores quentes (Vermelho, Laranja e Amarelo) nos trazem a sensação de energia, de força, amor e de intensidade, porém também costumam simbolizar a violência. Elas são chamadas de cores quentes pois lembram o fogo e o calor.
As cores frias são exatamente o oposto, elas (Azul, Roxo e Verde) transmitem para nós uma sensação de tranquilidade, de calma e de bem-estar, também podem simbolizar a tristeza. São chamadas assim pois lembram a água e o frio.