No nosso vocabulário existem diversas palavras com ç, o cê-cedilha ou c cedilhado. Elas aparecem nas mais diversas orações em verbos, substantivos, adjetivos e outras classes gramaticais.
Você consegue se lembrar de algumas palavras assim, de cara? Podemos ter como exemplo uma fruta muito presente na nossa alimentação, a maçã. Também integra um material que utilizamos em muitos objetos do nosso dia a dia, o aço.
Além disso, também está presente em muitos sobrenomes e em nomes de cidades espalhados ao redor do mundo. O ç não existe apenas na língua portuguesa, também podendo aparecer em palavras de outros idiomas, como o francês, o catalão e o turco.
Conheça algumas palavras e algumas curiosidades e explicações sobre a letra ç.
Palavras com Ç
Afinal, o que é o ç? O ç nada mais é que uma variação da letra C. Percebe que elas são muitos semelhantes, acrescentando apenas um pequeno sinal em sua parte de baixo?
Muitas vezes nos dizem que “tal palavra deve ser escrita com a letra ç”, mas afinal, se o ç é uma letra, por que ele não está presente no nosso alfabeto? Lá no jardim de infância, quando o aprendemos, não o vimos presente no alfabeto.
A razão disso é muito simples: o Ç em si não é uma letra, mas sim uma letra acompanhada de um sinal diacrítico.
Mas diacrítico? O que significa essa palavra difícil? Apesar de difícil de decorar e de dizer, o diacrítico nada mais é que um sinal que colocamos através, sob ou sobre alguma letra e que muda totalmente a maneira como a falamos.
Consegue se lembrar de algum exemplo? Um sinal que mude o som de alguma letra te faz lembrar de alguma coisa? Se você pensou nos acentos (agudo, circunflexo), na trema ou no til você acertou. Todos esses sinais são considerados diacríticos.
Assim como colocamos um til na letra A para escrever a palavra “não”, colocamos um sinal na parte debaixo do C para representar uma cedilha.
Por o ç originalmente parecer com um pequeno “z”, seu nome é cedilha, inspirado na palavra castelhana cedilla, que significa “pequeno z”.
Por mais que tenham dado nome a esse sinal, o castelhano já deixou de utilizar a cedilha em suas palavras há muito tempo. Mas alguns outros idiomas o mantiveram em suas palavras, como é o caso da nossa língua portuguesa.
Confira algumas palavras com ç:
- Caçador
- Presunçoso
- Cação
- Açúcar
- Sanção
- Reputação
- Ação
- Felicitação
- Façanha
- Transformação
- Garça
- Correção
- Obstrução
- Promoção
- Revolução
- Identificação
- Compensação
- Construção
- Insolação
- Prestação
- Bifurcação
- Adoção
- Cansaço
- Investigação
- Ilustração
- Doença
- Efetivação
- Contratação
- Começar
- Proteção
- Adulação
- Feitiço
- Doação
- Maldição
Palavras com c cedilha
As palavras mais comuns com c cedilha presentes no nosso vocabulário oficial são:
- Armação
- Indignação
- Combinação
- Informação
- Redação
- Esperança
- Crença
- Preguiça
- Exceção
- Peça
- Praça
- Animação
- Moça
- Abraço
Já algumas palavras incomuns com seus respectivos significados são:
- Remasterização: já ouviu dizer que aquele jogo antigo que você gostava foi remasterizado? Isso significa que ele passou por um processo para melhorar seu “visual” ou sua qualidade. Isso é muito comum com jogos e músicas antigas.
- Inanição: quando um ser está desprovido de nutrientes essenciais para a vida (como as vitaminas, por exemplo) dizemos que ele está passando por um estado de inanição. Isso é provocado principalmente pela falta de alimentação em países onde há muita pobreza e falta de recursos.
- Expectação: expectação nada mais é do que um sinônimo de expectativa, ou seja, algo ao qual se espera arduamente.
- Transmutação: a transmutação ocorre quando um elemento se transforma em algo diferente.
- Expiação: quando alguém sofre para pagar pelos erros e pecados cometidos.
- Fricção: a fricção acontece quando algo se esfrega em outra coisa. O resultado dessa esfregação deve ser chamado de fricção.
- Revogação: é a ação de tornar algo sem efeito. Como por exemplo acontece com as leis que são revogadas, ou seja, elas passam a não ter mais validade na sua forma original.
- Elucidação: quando alguém elucida sobre algo, significa que encontrou a solução ou explicou de forma clara algum assunto. Exemplo: A elucidação daquele crime cometido ainda não está completa.
- Presunçoso: o adjetivo é geralmente utilizado para se referir a pessoa as quais falta modéstia. A pessoa presunçosa se acha muito boa em alguns aspectos – como aparência e inteligência. Exemplo: “Pedro foi presunçoso demais e não estudou para a prova. Acabou que tirou nota vermelha.”
Palavras com sç
Não existem muitas palavras com essa combinação de caracteres, uma ao lado da outra. Mesmo assim, ainda é possível vê-las em orações do cotidiano, muitas vezes resultado da conjugação de verbos.
Confira alguns exemplos de frases que utilizam palavras com sç:
- Desça dessa árvore agora mesmo ou você irá se machucar, Paulo!
- Espero que as minhas margaridas floresçam maravilhosas nesse ano.
- Espero que eu renasça como um bicho preguiça assim poderei descansar o dia inteiro.
- Cresça de uma vez, Júlia! Você está agindo feito uma criança.
- Espero que essas aulas particulares acresçam seus conhecimentos.
Palavras com ç com som de s
O ç serve justamente para substituir a letra c em casos que a sílaba deve ter som de S. Leia as palavras abaixo e perceba que, ao dizê-las em voz alta, o som do ç será igual ao som do S.
- Palhaço
- Aço
- Coração
- Ação
- Revelação
- Constelação
- Inanição
- Provação
- Aprovação
- Sensação
- Inserção
- Descrição
- Admiração
- Deserção
- Presença
- Inspiração
- Abreviação
- Aguçado
- Exposição
- Garça
- Graça
- Dedicação
- Esforço
Para que acrescentamos o cedilha a letra c?
O motivo do acréscimo do cedilha a letra C, é para alterar o som que ouvimos ao falar palavras. Isso é feito em casos que a letra C deve representar um som diferente do que o usual.
Os sinais responsáveis por fazer isso são os diacríticos, que também alteram o som de diversas outras letras com o seu acréscimo.
Podemos ver exemplos disso em palavras com acento agudo, como por exemplo na palavra “pó”, onde o acento é adicionado a letra O para lhe dar um som mais forte.
Outro exemplo é no acréscimo do til na letra A na palavra “cão”, que serve para anasalar a vogal A.
No nosso vocabulário oficial existe um grande grupo de palavras com ç, e pode ter certeza de que as utilizamos sem pensar durante todo o nosso dia, nas mais diversas situações.